sábado, 10 de março de 2012

1ª Aula prática de Lutas

Olá pessoal! Tivemos no dia 28/02 a nossa 1ª aula prática de lutas e foi incrível!!!!! Vou pasar para vocês como foi essa aula. Qual o objetivo que foi utilizado, a ação motora recrutada e as atividades executadas. Essa aula nos mostrou um pouco das classificações das lutas, como podemos utilizá-las não somente em treinamento, mas também na escola de uma forma lúdica, assim proporcionando uma vivência no mundo das lutas e também como podemos fazer para criar a interdisciplinariedade nas nossas aulas.

Objetivo: Classificação das lutas.
Ação Motora: Agarrar - Luta de domínio - Curta distância
                   Tocar - Luta de percussão - Média distância
                   Agarrar, tocar - Luta mista

Atividade 1 - Aquecimento envolvendo a ação motora do toque (média distância)

Os alunos andavam em varias direções e ao passar por um colega, deveriam tentar encostar no ombro dele.

Atividade 2 - Sociabilização

Formamos um grande círculo, cada aluno dizia o seu nome e executava um movimento de luta.

Atividade 3

Os alunos em duplas, de frente um para o outro, tentavam encostar no ombro do colega e não poderia deixar que enconstasse no seu, sem poder virar de costas um para o outro. Logo após o mesmo exercicio foi feito, porém com variações de toques no joelho, barriga e bumbum.

Atividade 4 - Luta de domínio (curta distância)

Em duplas, sentados um de costas para o outro e com uma bola entre nossas costas. Ao som da professora teríamos que pegar a bola, sem ficar em pé, e não deixar que o colega a tomasse de nós.

Atividade 5 - Luta de domínio (curta distância)

Essa atividade foi uma variação da 4 atividade, porém agora sem a bola nas nossas costas e sim somente um de costas para o outro, sentados e ao som da professora, teríamos que nos virar, sem ficar em pé e tentar encostar as costas do colega no chão.

Atividade 6 - Luta de domínio (curta distância)

A turma foi dividida em doi grupos, sendo que um grupo formou uma fila de um lado do tatame e o outro consequentemente do outro lado. Nas extremidades a professora fez dois golzinhos aonde as equipes teriam que fazer o gol. Cada um dos alunos do grupo A recebeu uma numeração, igualmente os alunos do grupo B. A bola ficava no centro do tatame, não poderíamos ficar em pé em momento algum e ao chamar o numero, os alunos de cada equipe com o numero correspondentes teriam que arrastar a bola até o gol adversário.

FONTE:  Aula prática do curso de educação física, ministrada pela Professora Keith Mary de Souza Sato no ano de 2012 na Faculdade Dom Bosco - Curitiba PR.

Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais.

Como sabemos, as lutas trazem desde seus primórdios as tradições de cada região, juntamente com a religião, cultura, filosofia, rituais reorganizados de acordo com as necessidades das ocasiões de cada contexto no qual se aplicava. Carrega a sua história, sua origem, vestimenta, tradições e características. Com isso foram aparecendo as suas classificações como: Esportes de luta com agarre, que tem como objetivos a derrubada, as projeções e o controle no solo. Pode ser dividida em decorrência da imposição inicial do agarre ou da não imposição desse agarre. Esporte de lutas com golpe, que pode ser apenas com os punhos, apenas com as pernas, ou mãoes e pernas conjuntamentes. Esporte de luta com implemento, consiste em tocar o adversário com alguma arma, como espada, lança etc. Jogos Desportivos de Luta, seriam as modalidades esportivizadas e reconhecidas por federações esportivas.
O objetivo principal da luta, se caracteriza em ataque e defesa aos indivíduos e a possibilidade de ataque simultâneo. Se define quatro tipos de luta em função da relação dos lutadores com o alvo e com a meta.  O alvo é definido como o indivíduo e a meta é o objetivo que se busca ao atingir esse indivíduo, ou seja, tocando e segurando (alvo), direta e indireta (meta). Quando direta, a finalidade é segurar ou tocar o adversário, com a finalidade de pontuar ou terminar o combate. Quando indireta, consiste em tocar ou segurar o oponente, são um meio para finalizar a luta, através de uma projeção ou de uma exclusão.
Princípios condicionais das lutas: Contato proposital: deve acontecer para que se tenha luta e que ela se desenvolva, ou seja, exise que os oponentes se toquem de alguma forma para conquistarem o objetivo da luta e obter êxito sobre os adversários. Fusão ataque e defesa: assim como em qualquer jogo de oposição, deve haver uma equipe atacando e a outra defendendo. Imprevisibilidade: é a relação entre os oponentes que dita a nova organização ou reestruturação do planejado a cada novo momento, ou seja, não tem como ser um planejamento exato, o momento e a circunstância que vão conduzir a luta de acordo com as necessidades. Oponente/alvo: além de ser o alvo, ele também pode executar o ataque e a defesa, com isso tornando maior a imprevisibilidade. Regras: as lutas dependem das regras para que sejam legitimas e devem ser respeitadas para acontecer o combate. Ela que determina um dos principais fatores do combate que é a distância entre as pessoas que vão lutar. Existem lutas de curta, média e longa distância, onde a curta distância consiste em rolar, projetar, cair, etc. A média distância em tocar, golpear com socos e chutes e a longa distância é a forma de tocar e manipular por intermédio de armas.
Em relação as Formas(katas, katis), que se caracterizam como uma maneira de manifestação esportiva, ou seja, sem a necessidade de interferência direta do oponente, estas são compreendidas como um estado de opisição simulada, não dependem exclusivamente de um parceiro ou adversário para serem desenvolvidas, apesar de buscar em suas ações, como abjetivo secundário, a aplicação de golpes em um adversário imaginário.
Ao atleta, essas experiências nas várias modalidades é impressindível na elaboração da sua técnica e tática de defesa e ataque no qual irá precisar utilizar. No contexto educacional, a integração dessas modalidades é importante pela vivência motora diversificada pelo qual o aluno passará.

FONTE: GOMES, S. M; MORATO, P. M; DUARTE, E; ALMEIDA, G. J. J. Ensino das lutas: Dos princípios condicionais aos grupos situacionais, Porto Alegre, v 16, n 02, p.207-227, abril/junho de 2010.

Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate: Possibilidades, Expreriências e Abordagens no Curriculo da Educação Física.

Segundo os autores, as lutas são manifestações antigas de cultura. Dependendo de cada região, necessidade ou até mesmo crença, as lutas ganhavam as suas concepções.
Desde sempre, os confrontos foram marcados na história humana e com isso as maneiras diversificadas de defender o seu povo e a si mesmo foram aparecendo. Logo em seguida começaram as disputas para ver quem eram os combatentes mais fortes, lutando pela glória e por suas vidas.

FONTE: DEL'VECHIO,  F; FRANCHINI, E. Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate: Possibilidades, Expreriências e Abordagens no Curriculo da Educação Física. In. NETO, S. HUNGER, D. (Org.) Formação Profissional em Educação Física. Rio Claro, Biblioética, 2006. p. 99-107.