sábado, 10 de março de 2012

1ª Aula prática de Lutas

Olá pessoal! Tivemos no dia 28/02 a nossa 1ª aula prática de lutas e foi incrível!!!!! Vou pasar para vocês como foi essa aula. Qual o objetivo que foi utilizado, a ação motora recrutada e as atividades executadas. Essa aula nos mostrou um pouco das classificações das lutas, como podemos utilizá-las não somente em treinamento, mas também na escola de uma forma lúdica, assim proporcionando uma vivência no mundo das lutas e também como podemos fazer para criar a interdisciplinariedade nas nossas aulas.

Objetivo: Classificação das lutas.
Ação Motora: Agarrar - Luta de domínio - Curta distância
                   Tocar - Luta de percussão - Média distância
                   Agarrar, tocar - Luta mista

Atividade 1 - Aquecimento envolvendo a ação motora do toque (média distância)

Os alunos andavam em varias direções e ao passar por um colega, deveriam tentar encostar no ombro dele.

Atividade 2 - Sociabilização

Formamos um grande círculo, cada aluno dizia o seu nome e executava um movimento de luta.

Atividade 3

Os alunos em duplas, de frente um para o outro, tentavam encostar no ombro do colega e não poderia deixar que enconstasse no seu, sem poder virar de costas um para o outro. Logo após o mesmo exercicio foi feito, porém com variações de toques no joelho, barriga e bumbum.

Atividade 4 - Luta de domínio (curta distância)

Em duplas, sentados um de costas para o outro e com uma bola entre nossas costas. Ao som da professora teríamos que pegar a bola, sem ficar em pé, e não deixar que o colega a tomasse de nós.

Atividade 5 - Luta de domínio (curta distância)

Essa atividade foi uma variação da 4 atividade, porém agora sem a bola nas nossas costas e sim somente um de costas para o outro, sentados e ao som da professora, teríamos que nos virar, sem ficar em pé e tentar encostar as costas do colega no chão.

Atividade 6 - Luta de domínio (curta distância)

A turma foi dividida em doi grupos, sendo que um grupo formou uma fila de um lado do tatame e o outro consequentemente do outro lado. Nas extremidades a professora fez dois golzinhos aonde as equipes teriam que fazer o gol. Cada um dos alunos do grupo A recebeu uma numeração, igualmente os alunos do grupo B. A bola ficava no centro do tatame, não poderíamos ficar em pé em momento algum e ao chamar o numero, os alunos de cada equipe com o numero correspondentes teriam que arrastar a bola até o gol adversário.

FONTE:  Aula prática do curso de educação física, ministrada pela Professora Keith Mary de Souza Sato no ano de 2012 na Faculdade Dom Bosco - Curitiba PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário