sábado, 10 de março de 2012

Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais.

Como sabemos, as lutas trazem desde seus primórdios as tradições de cada região, juntamente com a religião, cultura, filosofia, rituais reorganizados de acordo com as necessidades das ocasiões de cada contexto no qual se aplicava. Carrega a sua história, sua origem, vestimenta, tradições e características. Com isso foram aparecendo as suas classificações como: Esportes de luta com agarre, que tem como objetivos a derrubada, as projeções e o controle no solo. Pode ser dividida em decorrência da imposição inicial do agarre ou da não imposição desse agarre. Esporte de lutas com golpe, que pode ser apenas com os punhos, apenas com as pernas, ou mãoes e pernas conjuntamentes. Esporte de luta com implemento, consiste em tocar o adversário com alguma arma, como espada, lança etc. Jogos Desportivos de Luta, seriam as modalidades esportivizadas e reconhecidas por federações esportivas.
O objetivo principal da luta, se caracteriza em ataque e defesa aos indivíduos e a possibilidade de ataque simultâneo. Se define quatro tipos de luta em função da relação dos lutadores com o alvo e com a meta.  O alvo é definido como o indivíduo e a meta é o objetivo que se busca ao atingir esse indivíduo, ou seja, tocando e segurando (alvo), direta e indireta (meta). Quando direta, a finalidade é segurar ou tocar o adversário, com a finalidade de pontuar ou terminar o combate. Quando indireta, consiste em tocar ou segurar o oponente, são um meio para finalizar a luta, através de uma projeção ou de uma exclusão.
Princípios condicionais das lutas: Contato proposital: deve acontecer para que se tenha luta e que ela se desenvolva, ou seja, exise que os oponentes se toquem de alguma forma para conquistarem o objetivo da luta e obter êxito sobre os adversários. Fusão ataque e defesa: assim como em qualquer jogo de oposição, deve haver uma equipe atacando e a outra defendendo. Imprevisibilidade: é a relação entre os oponentes que dita a nova organização ou reestruturação do planejado a cada novo momento, ou seja, não tem como ser um planejamento exato, o momento e a circunstância que vão conduzir a luta de acordo com as necessidades. Oponente/alvo: além de ser o alvo, ele também pode executar o ataque e a defesa, com isso tornando maior a imprevisibilidade. Regras: as lutas dependem das regras para que sejam legitimas e devem ser respeitadas para acontecer o combate. Ela que determina um dos principais fatores do combate que é a distância entre as pessoas que vão lutar. Existem lutas de curta, média e longa distância, onde a curta distância consiste em rolar, projetar, cair, etc. A média distância em tocar, golpear com socos e chutes e a longa distância é a forma de tocar e manipular por intermédio de armas.
Em relação as Formas(katas, katis), que se caracterizam como uma maneira de manifestação esportiva, ou seja, sem a necessidade de interferência direta do oponente, estas são compreendidas como um estado de opisição simulada, não dependem exclusivamente de um parceiro ou adversário para serem desenvolvidas, apesar de buscar em suas ações, como abjetivo secundário, a aplicação de golpes em um adversário imaginário.
Ao atleta, essas experiências nas várias modalidades é impressindível na elaboração da sua técnica e tática de defesa e ataque no qual irá precisar utilizar. No contexto educacional, a integração dessas modalidades é importante pela vivência motora diversificada pelo qual o aluno passará.

FONTE: GOMES, S. M; MORATO, P. M; DUARTE, E; ALMEIDA, G. J. J. Ensino das lutas: Dos princípios condicionais aos grupos situacionais, Porto Alegre, v 16, n 02, p.207-227, abril/junho de 2010.

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